food, art & spirits

food, art & spirits

terça-feira, 15 de novembro de 2011

s u t i l

                  
Sutilezas, sutilezas - a cada dia fico mais apaixonado pela voz e som de Patrick Watson, a antítese do som atual - com rappers pregando o desvalor das mulheres e o valor das marcas, com meninas precocemente sexualizadas, com a exarcebação do vulgar. Gosto de R&B, algumas coisas de Hip Hop - aliás, musicalmente, sou praticamente bipolar. Em meu play-list convivem Satie e Sharon Jones, Bach e Adele, Maxwell e Elis, não tenho preconceitos a não ser com o medíocre. Talvez por isto a voz pequena e os arranjos precisos, mais composições elaboradas, me prenderam ao som deste jovem músico. Foi a mesmo princípio que me fez pesquisar cada vez mais sobre o trabalho dos Mast Brothers e sua Mast Brothers Chocolate - American Craft Chocolate - veja neste belo VÍDEO. Embalagens retrô, foscas, lindamente discretas - o oposto da estética do marketing de produtos atual, baseada no binômio brilho&exagero. O look dos irmãos Rick e Michael também intriga, como se saídos de um catálogo de moda mesclando Amish com ...Gant.
Cenas de sua fábrica, uma mescla de geringonças, sacos de estopa e paredes de tijolos nus com pitadas de tecnologia indispensável também me atraíram, assim como a opção de usar praticamente cacau oriundo de pequenos produtores orgânicos de Madagascar, República Dominicana e Venezuela (como você pode ver aqui http://vimeo.com/3 ).
E na sequência de vídeos Made by Hand, disponíveis no Vimeo, a versão ao vivo de Hatoori Hanzo, que fazia as adagas do filme Kill Bill - o artesão Joel Bukiewicz, autor de facas (coincidentemente no Brooklin, como os irmãos acima) lindas, desejáveis, também destila integridade em seu ofício - vide vídeo AQUI.
Em comum entre os três, um princípio nem um pouco conceitual - a soma de ética + estética + sutileza. Uma estética de silêncios, não de gente barulhenta gritando no celular ao seu lado. Um cenário de beleza calma, não de excessos, de pratos exageradamente desenhados beirando ao kitsh, de truques visuais baseados em gesso e purpurina. Um discurso econômico, mas pleno de interpretações, e não raso como os tweets que inundam tanto a rede quanto outras mídias. 
Estou rabugento, envelheci? Prefiro pensar que cresci, continuo aprendendo e apontando quando o rei está nu - como uma criança.

2 comentários:

  1. Então vc se tornou um velho rabugento especialmente inspirado.
    Abraços,
    Bergamo

    ResponderExcluir
  2. Se rabugento for sinômino de seletivo, agrada-me a idéia de pertencer a essa categoria!
    BJK
    Mia

    ResponderExcluir