food, art & spirits

food, art & spirits

quarta-feira, 18 de maio de 2011

AQUECIMENTO INTERNO

Preguiça imensa de acordar ultimamente. Sair da cama com este friozinho é uma tarefa digna dos trabalhos de Hércules, para este que ainda é acompanhado de um cachorro igualmente preguiçoso - confiram Leopoldo em seu momento "daqui não saio, daqui ninguém me tira"...

Eu, morto de inveja, saí para o trabalho deixando em casa um cachorro quentinho no meio do meu cobertor (sem duplo sentido ou interpretações dúbias nesta frase, please...) sendo que tenho absoluta certeza de que ele não sentiu nenhuma culpa em me ver sair nestas condições adversas, visto que ele continuava usufruindo do que EU deveria ter direito.
O dia foi cheio, eu tinha um almoço num lugar que adoro (Varanda - as melhores carnes de SP!) e que para variar não desapontou - ou melhor, foi um almoço ótimo, vinho impecável e excepcional companhia, com o papo rolando solto como prometia. 
Sabendo prevendo que eu ia exagerar no almoço, tinha deixado uma sopinha semi-pronta para terminar hoje, que considero revigorante e deliciosamente caipira - Sopa de mandioca com linguiça - por sinal, isto não é uma receita, é praticamente um tratado de termos com duplo sentido...
É o tipo de comida bom para este tipo de ocasião - frio, lareira, vinho tinto, pão (tudo light, claro). Coloco na minha cabeça que este tubérculo é proteína pura, e que não saí do regime ingerindo estas calorias. Procuro nos meus livros uma teoria que prega as virtudes da comida quente para perdermos peso - quem foi o maluco que escreveu tal coisa? Tento me convencer que pelo simples fato de ser sopa e não ter que mastigar nada muito sólido esta refeição não acrescentará dígitos à minha circunferência - ledo engano. Acompanharam calóricas fatias de ciabatta e uma taça do bom Sophinia Reserve, para piorar os números dos Vigilantes do Peso. Mas - what the hell! Baby, it´s cold outside!




Sopa de Mandioca com Linguiça de Lombo

2 colheres de sopa de azeite de oliva virgem
500 gramas de mandioca limpa
200 gramas de linguiça de lombo
1 cebola finamente picada
1 talo de alho poró cortado em rodelas finas
1 talo de aipo cortado em pedacinhos
1,5 litro de caldo de legumes caseiro
1 cálice de vinho do porto branco seco
sal
pimenta do reino branca moída na hora
salsinha

Escalde rapidamente as linguiças em água quente, tire a pele e espedace-as com os dedos.Aqueça o azeite, refogue a linguiça durante 3 minutos, acrescente a cebola e o alho-poró até que estejam ligeiramente dourados, acrescente o vinho do porto, espere evaporar. Adicione a mandioca em pedaços médios (que caibam numa colher de sopa, claro!) e refogue em fogo médio até que eles adquiram uma cor dourada. Acrescente o aipo e o caldo de legumes, espere ferver, diminua o fogo, tampe e cozinhe por aproximadamente 90 minutos em fogo bem baixo, até que a mandioca fique quase desmanchando. Verifique o sal, acrescente a pimenta do reino , misture a salsinha e sirva imediatamente.

3 comentários:

  1. Não se sinta tão culpado. Fiz ontem - e hoje! - abacate batido com leite condensado. E só (como se isso fosse 'só'...). Calma, pode ficar pior: comi tarde da noite, no desespero por algo (bem) doce. rs!
    Pronto! Tá vendo como sua sopinha ficou mesma indefesa? Beijos, querido!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, primeira vez que visito. Abs
    Letícia

    ResponderExcluir
  3. Quem nunca deixou um "cachorro" na cama que atire a primeira pedra... hahaha! Hugz, gatão!

    ResponderExcluir