food, art & spirits

food, art & spirits

terça-feira, 16 de novembro de 2010

frankstein

Não sou avesso a novidades. Muito embora, gastronomicamente, eu tenha uma queda para o tradicional (ou seja, sushi sem maionese, pizza sem chocolate, sorvete doce e comida sólida), aceito algumas novidades se amparadas pelo meu gosto pessoal. Sushi de foie-gras? Sim, comi e adoro, apesar de minhas restrições a forma do como o foie geralmente é produzido. O capuccino de funghi não ia café nem chocolate, apenas a espuma e a cor, e aprovei de pronto. E uma das melhores empadas que comi recentemente foi em Recife, de queijo do reino, vermelha, forte e deliciosa. Mas perto de minha casa, em um lugar especializado em empadas, vi um folder apresentando seu novo produto, o (ou a?) Empaburguer. Recheio de hamburger, em massa de empada. A foto do ...prato dá uma certa noção do que seja. Vejam:
Tá certo, a foto não ajuda muito. O "flyer" também tinha um estilo único , tipo
" é uma empada? é um hamburger? não, é o (a?) EMPABURGER..."
Eu adoro empada. Sou fanático por hambúrger, tenho o ranking dos melhores, e as vezes me arrisco a pedi-lo em restaurantes onde ele não é a piece de resistance, por assim dizer, apenas para comprovar minha tese - é muito difícil fazer um bom hamburger, mas é muito fácil fazer um mediano - e facílimo transformar esta refeição num equívoco. O mesmo serve para empada - quanto mais simples, melhor.

Receita básica de hambúrger
300 gramas de patinho (com 20% de gordura)
100 gramas de contra-filé (sem gordura)
sal a gosto
gotas de molho inglês (opcional)
Moa as carnes em separado, misture, tempere com o molho inglês . Faça duas bolas com a massa e modele como hambúrger.
Esquente uma frigideira de fundo grosso, pincele com azeite, esquente bem a frigideira e grelhe rapidamente o hamburger de ambos os lados, para evitar que os sumos ressequem. Volte a grelhar de ambos os lados, salpique o sal e sirva com acompanhamentos de sua escolha . Eu gosto de rodelas de cebola roxa,  tomate, pepino em conserva e mostarda dijon.
Este, eu comi em Singapura (me recuso a escrever Cingapura, com C, sorry). Mas é do jeito que gosto - o bacon é dispensável, apesar do componente crocante cair bem neste prato. Mas comparem as fotos - qual é mais apetitoso?

Um comentário:

  1. Outro dia escrevi Singapura no blog do Tony e uma biba acabou comigo! hahahahaha! Eu também odeio escrever Cingapura, odeio!

    ResponderExcluir